Unidade III
História
“De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.”
Atos 17:26
“Lembrem-se dos dias do passado; considerem as gerações há muito passadas. Perguntem aos seus pais, e estes lhes contarão, aos seus líderes, e eles lhes explicarão.”
Deuteronômio 32:7
“O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol. Haverá algo de que se possa dizer: “Veja! Isto é novo!” ? Não! Já existiu há muito tempo; bem antes da nossa época.”
Eclesiastes 1:9-10
Objetivo 1
Ajudar as crianças a desenvolverem o amor à história e aplicarem as lições a seus próprios corações.
William-Adolphe Bouguereau 1825-1905 – Homer and his Guide 1874
Objetivo 2
O gosto pela leitura histórica é um presente valioso que podemos conceder aos nossos filhos
Jacques-Louis David – Napoleon Crossing the Alps – Schloss Charlottenburg
Objetivo 3
Multum Non Multa – Faça menos coisas, mas faça-as bem
1868 Lawrence Alma-Tadema – Phidias Showing the Frieze of the Parthenon to his Friends
Objetivo 4
Inspirar os filhos a refletirem profundamente sobre os acontecimentos históricos e perceber que ao longo da história do nosso mundo, Deus orquestrou os eventos do tempo para realizar Seu plano para a humanidade e a buscarem o coração de Deus para missões mundiais e Seu propósito em levar Sua mensagem de salvação até os confins da terra.
Alfred Guillou – Arrivee du pardon de sainte Anne de Fouesnant a Concarneau – 1887
Se a história fosse ensinada na forma de histórias, nunca seria esquecida.”
Rudyard Kipling
“Ele ficará, até onde sua imaginação permitir, ao lado de grandes líderes, sentindo o impulso de seus ideais e aspirações, compartilhando suas conquistas e aprendendo com seus sucessos e fracassos algo útil em sua própria vida.”
Wilbur F Gordy
“Histórias de infância de grandes homens, grandes governantes, grandes descobridores e desbravadores, grandes legisladores, pintores, músicos e escritores, são contos de heróis do mais alto tipo, porque as crianças sabem que esses heróis realmente viveram.”
Katherine D Cather
Exercícios – Conecte
Chegamos na parte final do ciclo 3. Vamos continuar trabalhando nossa liturgia medieval de como você pode aprender e crescer em virtude através da metáfora de fazer mel.
Fazendo mel
3 etapas de aprendizado
Dessa forma, pegue o seu caderno/diário e responda essas perguntas abaixo.
Abaixo você encontrará diversos recursos relacionados com os assuntos tratados nesse ciclo. Escreva no seu planner os momentos que você terá para avaliar e definir os recursos e materiais para estudar história e quando você os lerá. Comece contando sua própria história e se alegre com o que Deus tem feito.
Deixe tudo organizado e separado em um lugar fixo. Comece devagar, mas seja consistente.